Blog

Guia definitivo para escolher a banda do seu casamento

Por Rodrigo Falcão

Neste guia, descreverei os 5 passos mais importantes para escolher uma banda para o seu casamento, de forma simples e direta:

Passo 1: Antecedência

Existem poucas bandas realmente capazes de fazer a diferença em sua festa. Estas não são, necessariamente, as mais caras, mas certamente, aquelas que são contratadas com mais antecedência. Isto acontece porque as poucas excelentes bandas do mercado já vêm fazendo isso há algum tempo, e já são recomendadas pelas melhores assessorias. Recomendamos contratar com pelo menos 18 meses de antecedência caso seu casamento seja num sábado, e pelo menos 12 meses caso contrário.

Passo 2: Solidez

Tanta antecedência requer ainda mais cuidado na escolha da empresa. Você precisa ter certeza que a banda escolhida ainda existirá e ainda será boa quando o seu casamento chegar. Contrate uma empresa profissional, com situação financeira estável e bem estabelecida. Todas as bandas do mercado recebem seus pagamentos antes de realizar o serviço. Desta forma, evite contratar empresas endividadas. Pesquise os restritivos de créditos e processos em andamento, e fuja daquelas que apresentem qualquer tipo de risco. Prefira empresas com escritório estabelecido, que tenham equipamento próprio e patrimônio.

Passo 3: Experiência

As principais características de uma boa banda de casamento são: repertório adequado, animação e qualidade. O aprimoramento destes fatores requerem experimentação. Por mais que você tenha a certeza que aquela música que você adora ouvir no carro ou em sua casa vai bombar na pista, não é sempre assim que funciona. A união e amizade entre os componentes da banda são fator crucial para a animação da perfomance e qualidade do som. Ao contratar uma empresa experiente, você terá a certeza de que eventuais falhas críticas aconteçam em seu evento. Por fim, empresas experientes conhecem e trabalham frequentemente no local onde será a sua festa, e garantirão a perfeição da entrega da montagem, energia e documentação necessária para que tudo corra muito bem.

Passo 4: Equipamento

Não há bebida mágica que fará seus convidados pularem se o som estiver mal regulado, muito alto ou ainda, se os cantores não puderem ser entendidos. Certamente você já esteve em diversos eventos onde mal se entendia o que era dito no microfone. Infelizmente, conhecimento técnico aprimorado é muito raro em nosso mercado, e equipamentos de qualidade internacional possuem valor altíssimo para os padrões brasileiros. Neste sentido, a banda que investe em seu próprio equipamento se importa muito mais com a qualidade que irá apresentar em sua festa. Prefira sempre a contratação de uma banda com equipamento de som próprio e de qualidade internacional. Fuja de espaços que obriguem você a usar equipamentos de uma empresa exclusiva ou cobrem taxas sobre equipamentos. Não existe no mercado uma parceria de equipamentos com espaços que tenha durado mais de 4 anos, pois a falta de competição gera acomodação e queda evidente na qualidade. Esta “parceira” entre espaço e empresa tem um custo que sempre é pago pelo cliente, que ainda por cima, ao final, nunca saberá se o equipamento era ruim ou se foi a banda que não soube operar bem o material (muito provavelmente a primeira opção).

Passo 5: Atendimento

Neste quesito, a primeira impressão é a que fica. Se houver dificuldade para receber valores, demora na resposta, ausência de atendimento, ou falhas de comunicação durante a fase de orçamentos e avaliação, saia correndo. Se a empresa não consegue se comprometer nesta etapa, dificilmente irá responder ou atender seus pedidos na fase mais importante, que é a que precede a contratação e antecede a festa.

É isso! Esperamos que com estas dicas você possa tomar a melhor decisão de contratação para o seu evento. Boa sorte!